terça-feira, 16 de março de 2021

O que é SEO e por que ele é tão importante?

Search Engine Optimization, Seo

Se você está confuso e deseja saber o que é SEO, veio ao blog certo!

Hoje, eu irei te mostrar na prática o que é SEO e por que você precisa entender sobre ele antes de fazer uma publicação em seu blog.

Certamente, as dicas SEO que irei te passar, irão te ajudar e muito a melhorar seu posicionamento no rei Google, e quem sabe até te colocar nas primeiras posições.

Porém, antes de irmos as TOP dicas de SEO que separei para você, vamos começar do básico, para que você fique bem afiado no assunto!

Vamos lá?

Afinal, o que é SEO?

Primeiramente, vamos à definição básica da palavra: 

SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que servem para otimizar um conteúdo.

Ele reúne todas as técnicas de otimização usadas para indexar um site e posicionar páginas da web no mais alto nível nos resultados de pesquisa.

Assim, podemos qualificamos como SEO friendly uma página web corretamente otimizada de acordo com os critérios definidos pelo Google.

Fácil né?

Bem, agora que já sabe o que é SEO (conjunto de técnicas de otimização), vamos descobrir o porquê ele é tão importante.

Por que o SEO é tão importante para o meu Blog/Site?

No geral, o SEO é importante para uma empresa porque a web se tornou uma obrigação quando o assunto é vender. 

O ato de compra, por exemplo, passa a ser precedido de uma busca ativa no Google, seja para conhecer as características do produto ou para comparar preços. 

Portanto, você precisa se preparar para colocar em prática essa referência natural no seu site/blog.

Mais do que estar visível na web, é preciso garantir uma presença no topo dos resultados das consultas digitadas pelos internautas. 

Eles são os primeiros a serem consultados e você não quer perder para sua concorrência, quer?

É por isso que deve entender mais sobre o assunto.

Agora que já viu o que é SEO e sua importância, é hora de colocar em pratica suas ações!

Para te ajudar nesta tarefa nada complexa, vou te passar uma lista com as mais importantes técnicas SEO para você aplicar!

Lista de Técnicas SEO 2021

  1. Otimize o título de suas páginas com a tag <title>

Pode parecer simples e óbvio, mas certifique-se de que todas as suas páginas tenham um título com uma tag de título  <title> . 

Esta tag deve ser preenchida e deve ser uma descrição da página real e não do site como um todo.

O título deve incluir as principais palavras-chave da página, ser único e não deve ultrapassar 60 a 65 caracteres. 

A tag de título é exibida nos resultados de pesquisa do Google e será o atrativo para que os usuários cliquem no seu site.

  1. O atributo “alt” das imagens

De fato, tão importante quanto saber o que é SEO, é saber que até a imagem que você insere em suas postagens devem ser otimizadas.

Como fazer isso?

Simples!

Basta colocar a palavra-chave central nela. 

Por exemplo, se sua palavra-chave é: “Bombom caseiro”, o atributo da imagem também será “bombom caseiro”.

Normalmente, o ALT Text não aparece no site, portanto é tranquilo.

Se você trabalha com o Worpress, fica mais fácil, veja:

o que é SEO.png

Atributos alternativos de imagens de sites são importantes porque, sem atributos, os mecanismos de pesquisa não podem identificar o que uma imagem representa.

  1. Meta descrição de suas páginas da web

A descrição não deve apenas descrever uma página da web, mas também “vendê-la”. 

A descrição da sua página é exibida nos resultados da pesquisa, portanto, é essa descrição que deve encorajar o usuário a clicar em seu link em vez de outro.

A meta descrição também deve incluir as palavras-chave da sua página, ser única e ter no máximo 156 caracteres.

A Meta Description traz mais cliques para o Site? Confira
  1. A hierarquia de seu conteúdo usando tags semânticas H1, H2, …

Realmente, quando falamos sobre os títulos definidos pelas tags h1, h2, h3, h4, h5, h6, o W3c (World Wide Web Consortium)  nos diz:

“UM TÍTULO DESCREVE RESUMIDAMENTE O ASSUNTO DA SEÇÃO QUE ELE APRESENTA”

Isso significa que um título (h1) descreverá resumindo explicitamente o parágrafo que apresenta.

Assim, ao classificar os títulos e subtítulos de sua página priorizando-os, você traz uma noção de valor para cada um de seus títulos. 

Um título H1 deve, portanto, resumir o assunto geral de sua página, um título H2 resumirá uma seção detalhada do assunto abordado em sua página.

O H3 pode vir em forma de lista e assim por diante.

  1. Google Rankbrain e palavras-chave

Resumidamente, Rankbrain é um algoritmo de inteligência artificial (IA) usado pelo Google para classificar os resultados da pesquisa. 

O RankBrain ajusta o algoritmo do Google por conta própria e, assim, permite que o mecanismo de pesquisa processe e entenda melhor as solicitações dos usuários da Internet, automatizando alguns de seus códigos.

O objetivo principal de RankBrain é, em particular, compreender melhor o significado das palavras-chave no conteúdo dos sites. 

Ele também analisa as consultas de pesquisa e as intenções de pesquisa do usuário da Internet. 

O RankBrain também pode medir a satisfação do usuário do mecanismo de pesquisa.

  1. Links internos entre as páginas do seu site

Definitivamente, os links internos que conectam suas páginas são geralmente tão importantes quanto os links externos. 

Todas as páginas indexadas no Google têm um page rank

Esse page rank pode ser passado para todos os links da página que não possuem rel = “nofollow”.

Portanto, se você tiver links para suas próprias páginas, eles obterão um pouco desse “link juice”. 

A malha ou link entre suas páginas da web deve ser relevante tanto para a transmissão do pagerank quanto para os visitantes.

Isso quer dizer que, as palavras linkadas, devem fazer referência ao assunto. 

Caso contrário, será reconhecido como SPAN para o Google.

Não se esqueça de que os algoritmos do Google não dormem!!!

  1. Conteúdo de texto rico, relevante e exclusivo

Saber o que é SEO é ótimo, mas colocar em prática é melhor ainda.

Dessa forma, respeitar as dicas de SEO listadas acima é importante para melhorar seu SEO, mas não é o suficiente. 

Você nunca deve perder de vista o fato de que o mais importante em sua página da web é o conteúdo. 

O conteúdo do texto não deve se limitar especialmente à enumeração de palavras-chave.

É claro que os mecanismos de busca devem encontrar as palavras-chave lá, mas o conteúdo também deve ser legível e fazer com que os usuários da Internet desejem voltar ao seu site. 

O SEO existe para destacar o seu conteúdo e promovê-lo nos motores de busca e não o contrário. 

Um número de palavras entre 200 e 400 é o mínimo para posicionar uma página da web.

Fatores de ranqueamento do google

Tudo muda muito rápido quando falamos sobre SEO . O sistema sofre grandes atualizações e hoje temos mais de 200 fatores de ranqueamento no Google entre os mais importantes são :

  • Palavras-chaves( Fazer um bom estudo de palavras chaves e fundamental para o seu negócio , o ideal e escolher palavras que tenham busca e de começo não tão concorridas por isto use ferramentas para te ajudar como o Semrush ou Ahrefs ou ate mesmo o Ubersuggest )
  • Títulos e Tags (Usar títulos atrativos e combinação de palavras chaves e o ideal )
  • Meta-Descrição(Como eu disse lá no começo do artigo deve conter palavras chaves de relevância usada no artigo e uma boa chamada para atrair o clique da pessoa )
  • Backlinks (Backlinks e quando um site aponta um link para o seu site , citando como uma referência. Essa referência ajuda a ranquear seu site nas primeiras páginas do Google. Em breve vou criar um artigo inteiro falando sobre isso aqui)
  • Sitemap(Precisa ter seu sitemap configurado no search console do google para que suas paginas possam indexar )
  • Velocidade de sua página(Este passou a ser um item fundamental para ajudar no ranqueamento de suas paginas para consultar a velocidade da sua pagina pode utilizar esta ferramenta Gtmetrix )
  • Otimização para smartphones (Claro sua pagina precisa ser 100% responsiva e apta para abertura em dispositivos moveis )

Se você não sabe por onde começar a otimizar o SEO do seu site,  ou sente que pode ter dificuldades, eu tenho algo importante para você.

Para se destacar e aprender muito mais sobre SEO bem como tudo o que engloba o assunto marketing na web, CLIQUE ABAIXO para saber agora mesmo e fique fera no assunto!

Em Breve!!

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